Google+ Followers

quarta-feira, 19 de março de 2014

O tempo como inimigo!

“Tempos depois houve outra festa, e Jesus estava de volta a Jerusalém. Perto da porta das ovelhas, havia um tanque chamado Betesda em aramaico, com cinco pavilhões. Centenas de doentes – cegos, aleijados, paralíticos – ocupavam esses pavilhões. Um homem inválido estava ali havia trinta e oito anos. Quando o viu estendido ao lado do tanque, sabendo por quanto tempo ele estava ali, Jesus lhe disse: você quer ficar bom?
O homem respondeu: Senhor, quando a água é agitada, não tenho quem me ponha no tanque. Tento chegar, mas sempre alguém chega antes.

Jesus disse: levante-se, pegue sua maca e comece a andar! O homem ficou curado imediatamente, pegou a maca e saiu dali.” João 5:1-9

Quantas vezes ouvimos dos outros a seguinte frase: “deixa o tempo curar isso” ou “nada melhor que o tempo”. O tempo é sempre dito como nosso amigo, e ás vezes realmente é dependendo do seu tamanho, mas poucos conseguem ver o tempo como sendo nosso inimigo também. O texto da palavra de Deus que eu coloquei ali em cima pode falar com você em diversas maneiras, mas quero compartilhar um pouco algumas coisas que Deus falou comigo, e que foge um pouco do âmbito da cura física, e que muitos se atém somente a isso. Mas antes quero expor uma ideia que vai permear todo esse texto.
Uma coisa que não vemos quando decidimos deixar o tempo tomar conta das coisas é que esse mesmo tempo pode nos afastar da verdadeira solução pro caso. Pensemos em um namoro onde há uma briga por ciúmes excessivos por uma das partes que leva ao rompimento. Geralmente, a pessoa que causou a briga e levou o outro a romper é quem fica mal em maior intensidade. Os conselhos que lhe chegam com mais frequência é de que ela espere a poeira baixar, de um tempo antes de ir procurar novamente a pessoa. Concordo que a procura não deve ser imediata, porém nesse tempo que ela decide esperar para ir atrás é que está o perigo. Não quero aqui estipular um tempo certo para ir atrás, mas quero que se entenda que um tempo maior que o necessário se tornará um inimigo.
Creio que todos sabemos que quando uma ideia é criada e se fixa na mente, é muito, mas muito difícil tirá-la ou muda-la. E quero ir além do âmbito de um namoro. Trazendo para um relacionamento de familiares ou de amigos, os quais havia uma relação intensa e importante para os lados. Quando há um rompimento em um relação intensa, ambos os lados sentem muito. Tirando algumas exceções que encontraremos o caso de orgulho, sempre uma pessoa deve ir ao encontro da outra para curar essa angústia e sofrimento que o rompimento lhe causa. Contudo, essa pessoa ao deixar tempo demais se passar, irá se criar uma nova ideia na mente: a de que por mais que sinta falta e queira novamente se relacionar com o outro, é possível conviver com essa angustia e falta e assim substitui essa relação por outra, tentando compensar a relação desfeita, porém nenhuma relação é capaz de compensar outra, elas são únicas. E essa ideia instalada na mente irá modificar totalmente a relação quando ela for retomada, se for. As coisas já não serão da mesma forma e por mais que aja esforço das duas partes, aquele tempo foi o suficiente para estragar uma parte da vida da pessoa, e digo uma parte da vida, considerando a importância que essa relação tinha.
Aplicando junto ao texto, vemos que aquele homem estava ali na beira do tanque a 38 anos. Talvez todos não saibam, mas ele estava ali todo esse tempo, pois uma vez por ano, um anjo descia e movia as águas, de forma que, o primeiro que se banhasse no tanque saia curado dali. O problema deste homem é que ele criou essa ideia devido ao tempo que permaneceu ali, que seu problema, seu sofrimento só poderia acabar ao esperar um ano até a vinda do anjo, e depois esperar outro ano, e assim por diante, até que ele conseguisse se banhar e ser curado. Essa ideia o impedia de ir atrás daquilo que importava para ele. Ele tinha pelo menos um pouco de conhecimento de Deus, e pouco tempo antes já se chegava aos ouvidos dele sobre um homem que curava o corpo e a alma com milagres. Ele poderia ter ido atrás de Jesus, mas isso ia requerer esforços que ele não estava disposto a fazer e também iria pedir que ele lutasse contra a ideia de que o tempo traria a solução para ele, e a luta na mente são sempre as maiores. Veja amigos, tudo acontece no tempo certo, porém Deus não fará pela gente aquilo que está ao nosso alcance fazer.
Este homem após ter sido curado creu em Jesus e passou a viver uma nova vida. Começou a desfrutar da verdadeira paz e alegria de viver. Mas ele perdeu muitos anos vivendo a ideia de que só o tempo pode resolver suas questões. Quanto tempo ele deixou de viver de forma alegre e relevante, dando sentido a sua vida e também a de outros, sentido este encontrado na vida de toda sua família e creio que de outros a sua volta também.
E por fim, saindo do âmbito das relações com pessoas e entrando na relação com Deus, nosso Deus! Não deixe que o tempo leve você até Deus. Se dirija até Ele. Não deixe que essas ideias te paralisem, pois a cada dia você irá criar desculpas para não fazer o que é certo, para não ir atrás do que é correto, fazendo com que você se apegue substitua uma relação com Deus por uma relação qualquer. Algumas vezes tentamos deixar as coisas certas aqui com as pessoas por não saber quando partiremos, então por que prolongar em acertar as coisas com Deus hoje?
Desejo que todos nós não deixemos de agir por esperar que o tempo traga respostas. Não só deixaremos de viver momentos dignos como deixaremos de fazer um bem ao outro que só nós poderíamos fazer. Deus quando coloca você na vida de alguém, por mais breve que seja, é para você fazer algo que ninguém mais poderia fazer. Ao deixar que o tempo seja o seu guia para respostas, você perde relações e relevância na vida da pessoa. Não importa o que aconteceu, Jesus está a porta desejando que Ele seja o seu guia e não o tempo. Chega de perder mais tempo, aceite as palavras de Jesus, levante e caminhe, assim você terá uma nova vida e deixará de ser refém do tempo e de ideias que te afastam dos outros. As escolhas certas não são baseadas no tempo e sim segundo o conselho do próprio Cristo. Talvez você pense que hoje seja tarde para recuperar algumas questões, e talvez seja, pois oportunidades não voltam, mas hoje você tem a chance de fazer tudo diferente daqui pra frente. Tem a possibilidade de não errar com outras pessoas, se magoou alguém algum dia, não magoará mais, se deixou de ser relevante e importante na vida de alguém, agora isso é possível fazer diferente, desde que o tempo não seja o permeador de suas escolhas. Deus abençoe!

video

O que é certo tenho ignorado
Eu tenho gastado a minha vida tentando complicar tudo que eu acredito
Assim, paralisado em meu pensamento, sempre vou ter uma desculpa
Só mais outra desculpa para atrasar hesitando o progresso com passividade
As respostas que eu encontrei são todas as mesmas
Eles descobrem questões que ainda permanecem
As respostas que eu encontrei são todas as mesmas
Eles descobrem questões que ainda permanecem
O que é certo tenho ignorado
E o que eu sei é simples se sou honesto comigo mesmo
Minha alma está quebrada contudo reparada facilmente
E o que eu sei é simples
Eu devo morrer se quero verdadeiramente viver
As respostas que eu encontrei são todas as mesmas
Eles descobrem questões que ainda permanecem
As respostas que eu encontrei são todas as mesmas
Eles descobrem questões que ainda permanecem
A grandeza de nós se torna menor
Eu devo renascer para reviver um coração que bateu mal
Mantendo vivo esta moldura oca
Eu devo renascer
Eu devo renascer